Skip to main content

Atelier GAAS



O Atelier GAAS foi fundado em 2020, pelas artista Graça Antunes e Sara Antunes, mãe e filha. GAAS é um acrónimo formado pelas iniciais do nome das artistas, GA - de Graça Antunes (mãe) e em espelho AS - de Sara Antunes (filha), mostrando desde logo com este pequeno reflexo invertido uma relação que se tem aprofundado em termos artísticos. Desde a sua fundação, o atelier GAAS tem mostrado o seu trabalho regularmente em diversos espaços expositivos.

Graça Antunes
Nasceu em Vila Franca de Xira em 1946. Actualmente vive no Seixal onde tem o seu atelier. Diplomada com o curso superior de Pintura da E.S.B.A.L. em 1970. Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian 1967/68/69. Tirou no ano de 1969 uma especialização em gravura na E.S.B.A.L. Tem vindo a participar em exposições colectivas e concursos em Portugal e no estrangeiro desde 1967, das quais se destaca a última exposição individual na Galeria de Arte Contemporânea Fernando Azevedo, S.N.B.A., Lisboa, “Tanto Mar tanto Olhar”. Tem diversos prémios de pintura dos quais se destaca o Prémio Revelação da I Bienal de Arte de Sintra, Primeiro Prémio de Pintura – Concurso Público das Caves Aliança. Desde 2020, cria o atelier GAAS, com a artista Sara Antunes (sua filha), estando a desenvolver diversos projectos e a expor em conjunto. Faz da vida etapas, que insiste construir descobrindo na Pintura a sua ponte, o diálogo e o tempo.

Graça Antunes — 969 244 447 — Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.@grcantunes

Sara Antunes
Portuguesa, nascida em Lisboa, artista, vive em Lisboa e tem atelier no Seixal, Portugal. Em termos artísticos, trabalha e expõe regularmente desde 2011 em diversas exposições colectivas, individuais e de pequenos grupos. Desde 2020, criou o Atelier GAAS
juntamente com a pintora Graça Antunes, sua mãe. Trabalha essencialmente em desenho sobre papel utilizando diversas técnicas muitas vezes exploratórias. De uma forma geral, o seu trabalho artístico regista a impermanência: a luz, as sombras, o tempo, a vulnerabilidade e a impermanência da vida. Tem Mestrado em Desenho (2013), pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), com classificação de excelente. Tem Licenciatura em Arquitectura (1997), pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Tem Doutoramento em Arquitectura (2022), na área específica de Desenho, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (FAUL), tendo sido aprovada com distinção.

Sara Antunes — 969 638 619 — Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.@saraantunes_desenhos

Atelier GAAS